Seja bem vindo ao meu mundo !!!

"Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços o meu pecado de pensar.”

Clarice Lispector

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Menos alienadas ...

Alguns acreditam que com as festividades de final de ano as pessoas fiquem mais alienadas com presentes, férias, décimo terceiro, comidas natalinas e todo o pacote que vivenciamos todo ano durante essa época...
Filas quilométricas nas lojas, empurra empurra na 25 de março, quase um salve-se quem puder nos mercados, correria para fechamento do ano letivo nas escolas, planejamento de férias e tantas outras coisas que acontecem...

Sim...talvez nesse sentido as pessoas fiquem mesmo mais alienadas...mas ao mesmo tempo nessa época do ano percebo um diferencial que não acontece com a maioria delas nos outros meses que preenchem nossas vidas...

No final do ano...elass ...param um segundo que seja e OLHAM ao OUTRO...ao próximo...e talvez por um instante...façam o que não fazem durante o ano inteiro...COMPAREM...REFLITAM...

Nestas datas enxergo instantes de lucidez na maioria delas do que realmente vale a pena na vida...P
Sei que parece contraditório o que falo se estivermos observando o consumismo e o capitalismo dominante do mês de dezembro. Mas ao mesmo tempo, um sentimento de solidariedade no coração das pessoas...

Sim...está longe de ser o esperado...mas nessa época parece que abraçamos a família de um jeito diferente...parece que passamos na rua  e aquela pessoa desfavorecida que dorme no chão acaba sendo uma agressão de fato ao nossos olhos diante de tanta fartura e ao mesmo tempo de tanta miséria..
.
Tenho essa visão dentro de mim...durante um ano inteiro...Consigo olhar para o lado todos os dias e me perguntar que mundo é esse que vivo...em que durmo na cama quente e alguém sobrevive no asfalto frio...que mundo é esse em que as luzes do natal enchem as casas e a luz de todo dia que serve só pra iluminar mesmo uma residência nunca chegou pra milhares de pessoas...

Se eu parar pra pensar...de fato eu também e você... fazemos muito pouco pra mudar alguma coisa, porque esperamos pelo governo e ele espera por nós...

Mas nessa época do ano...tudo cresce diante dos nossos olhos...a pobreza...a riqueza...a fartura e a fome...O contraste entre a criança rica e a pobre salta torna-se gigante e só nega quem realmente é descompromissado de tudo...

Eu queria não pedir aqui que nesse natal você faça diferença...não ... seria pedir quase nada ou camuflarmos um ano todo de alienação e falta de senso ... porque muitas vezes a resposta é: pago meus impostos e o governo que faça...Mas SIM pedir que essa chama que eu ainda vejo nas pessoas nessa época tente ao menos ficar acesa durante boa parte do ano...que possamos olhar não só para as comidas natalinas que não chegam nas mesas dos mais pobres...mas para o arroz e feijão que falta todo dia...

E ainda é por isso que apesar de toda essa alienação que toma conta do mundo e da gente também ..essa alienação na qual nos entregamos para não pensar, sofrer e ter que mudar...que eu ainda acredito que...na época de natal...SOMOS MAIS HUMANOS...MAIS CORAÇÃO...MENOS ALIENADOS...Mesmo que para uns seja uma grande besteira...sinto que Deus nessa época tenta a todo custo nos tocar ...Pense nisso !!!

2 comentários: