Seja bem vindo ao meu mundo !!!

"Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços o meu pecado de pensar.”

Clarice Lispector

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Meu mundo ...cor de rosa ???? Eu e meu pai...

Acho que o mundo só é cor de rosa quando você é criança....quando não tem consciência das coisas, do seu caminho e dos tantos problemas e perdas que terá que enfrentar ao longo da vida...
Foi assim comigo... e não tem como resumir em algumas linhas 30 anos de vida ( fiz 30 ontem e achei bem complicado encarar essa idade).
Quando eu era criança....meu pai era herói !!! Hoje sei que é um homem como tantos outros, com o único diferencial de ser meu pai e de eu amá-lo imensamente por isso...apesar de todos os contratempos que tivemos no ultimo ano.
Mas é um choque descobrir isso !!! Descobrir que ele não é herói e que você não está protegida das tempestades do mundo...nem de seus erros e o pior ...nem dos erros dele.
Enfim...um dia você acorda e percebe que ele não tem super poderes capazes de neutralizar o mal e atender seus desejos....que não tem amizade com o papai noel e com o coelho da páscoa...afinal era a única coisa que justificaria o fato de eu ter sido malcriada o ano todo e ganhar presentes e a criança pobre ter sido boa e não ganhar nada
Era assim quando eu era criança....era ele que ficava de guarda sem dormir esperando o monstro que me fez chorar na noite anterior aparecer no corredor, para que ele pudesse esmagá-lo com apenas uma frase: _ retire-se daqui monstro e deixe minha filha em paz.
Era ele que atendia meus desejos e me presenteava com brinquedos, com amor e carinho.
Engraçado como vi tudo desaparecer com um único tropeço dele, com um único julgamento meu.
Não cabe aqui entrar em detalhes, mas sim ir a fundo no que senti e fiz e em todo impacto que até hoje aquele meu momento de verdade e insanidade e aquele momento dele de ira e fraqueza provocou em nós dois. Qual foi o distanciamento que algumas palavras carregadas de emoção, decepção e verdade fizeram com a nossa relação. Não ...eu não sei o que fizeram com ele...mas comigo ...quanto estrago !!! E o pior é que não sei se foram as minhas palavras , aquelas que sairam de mim...que me provocaram mais dor...era a prova incontestável, que ele tinha defeitos, que eu os via e sempre me calei, que ele não era inatingivel e correto....que ele adoecia como todo mundo, que errava e as vezes não tinha dinheiro também. Que também passava dificuldades no trabalho e que a minha vida não era aquela caixinha de música em que a bailarina fica rodando embalada pela música...pra sempre !!!
Ele desempenhou o seu papel muito bem....ele conseguiu me esconder suas fraquezas durante toda minha infância e adolescência....é isso que os bons pais fazem....escondem suas dificuldades pra gente não sofrer...sempre demonstram que dá para pagar as aulas de jazz pra você, que nunca você será vítima do mal, que o mundo pode cair...mas que enquanto ele estiver do seu lado...com você embalada, recostada no seu peito...nada vai te atingir...
Foi essa grandeza de pai que me fez ter a melhor das infâncias....em poder dizer quando ele chegava pra me buscar na escola...que aquele era o meu pai...
A certeza de que somos pai e filha se mistura com a verdade de que ...antes de sermos pai e filha...somos pessoas...somos nós mesmos, caímos, erramos, fraquejamos, amamos, choramos...
e o mais mágico de tudo isso é mesmo após a descoberta inevitável de que os super heróis só estão nos filmes...nos amamos imensamente e que quando estou com medo....ainda tenho o desejo de correr para seus braços...mesmo que ele não neutralize o mal...e que esse mal nos atinja...pelo simples fato de te-lo comigo !!!!

2 comentários:

  1. Quer saber Paty...Fato é, que os poderes não são os mesmo e que nem são tão fortes quanto acreditamos que sejam, mas e dai... nossos monstros também não existem...mas heróis existem sim, e são reais... humanos, ou pensa que educar os filhos, fazer com que se tornem gente de bem em meio a um mundo cada dia pior é facil?
    E hoje eu vejo..que o seu herói já cumpriu o dever dele!

    Beijo!

    ResponderExcluir